Esse blog foi criado pelos corretores de Praia Grande para dar mais opções de informações sobre imóvel no litoral de São Paulo, Brasil de apartamentos, casas, terrenos, lançamentos imobiliárias com fotos, videos, e notícias de Praias Grande, Santos, São Vicente, Mongagua, Itanhaem, Peruibe e Guaruja.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aumento do IPTU em Santos gera polêmica com moradores da cidade

Reajuste de 12% foi aprovado nesta terça-feira (26). 
Secretário de Finanças diz que obras importantes estão sendo planejadas


O reajuste do IPTU em Santos, no litoral de São Paulo, virou polêmica. O projeto de lei com os novos valores foi aprovado pelos vereadores, e os carnês começam a chegar na casa dos santistas no próximo mês.
O aumento de 12% no IPTU não agradou os moradores. No Centro da cidade muitos estavam indignados. O coordenador financeiro Fabiano Pereira Costa contesta o aumento. “Completamente abusivo. A inflação não chega nem a 7% ao ano, então eu acho que o prefeito tem que justificar o aumento”, diz.
O coordenador de equipamentos Rodrigo Martin também questiona o reajuste do IPTU em Santos. “Se está atrasado esse aumento desde 2008, 2009, como eles estão falando, eles tinham que ter compensando antigamente, não agora”, comenta.
Para a secretária Patrícia Porto, as condições de algumas ruas da cidade não justificam o aumento. “Não tem todas as melhorias que precisa. Você passa e tem muitas ruas esburacadas. A manutenção está péssima”, diz a secretária.
A valorização dos imóveis em Santos é uma das justificativas para o reajuste, como explica o secretário de Finanças de Santos Álvaro dos Santos Silveira Filho. “Houve uma valorização dos imóveis, na ordem de 100%, e em função disso, estabeleceu-se que não se poderia repassar todo esse encargo para a população, então a administração decidiu repassar 12% da diferença que ocorreu entre uma planta e outra”, afirma.
O secretário de finanças diz ainda que obras importantes estão sendo planejadas na cidade e é preciso verba para os projetos. “Há um encargo muito grande para os dois próximos anos, 2014 e 2015, e na verdade o IPTU acaba sendo utilizado também para pagamento dessa despesa. A previsão para entrega dos carnês é já na segunda quinzena de dezembro e, na internet, a partir do dia 2 de janeiro já fica disponibilizado para o munícipe que quiser tirar o boleto e fazer o pagamento”, afirma o secretário.
Outras cidades da região já definiram o aumento de IPTU para 2014. Em São Vicente o imposto vai subir pouco mais de 6%. Em Guarujá, 5,5%. Em Praia Grande o aumento será de 4%. EmItanhaém não vai ter reajuste. Em Peruíbe o imposto vai de 0,6% para 0,8% do valor do imóvel. Quem mora em Mongaguá e Bertioga, vai pagar 5,8% a mais no imposto. E em Cubatão a prefeitura ainda está calculando o reajuste.

Peixe-lua de 150 quilos é encontrado em Praia Grande (SP)                                                                                                                          

É o segundo peixe dessa espécie recolhido por pescadores, em menos de um mês, na Baixada Santista (litoral paulista). Em 10 de outubro, a 500 metros da praia de Boraceia, em Bertioga (103 km de São Paulo), um peixe-lua foi trazido à areia, cortado e parcialmente comido -- o gosto foi reprovado.
Recolhido nessa segunda-feira (4), o peixe-lua localizado em Praia Grande foi pesado e medido no final da manhã desta terça (5) na sede do Projeto Biopesca, uma ONG (organização não governamental) situada na praia do Canto do Forte, na cidade.
Segundo a bióloga Carolina Bertozzi, coordenadora da ONG, o peixe tinha 1,54 metro de comprimento, 2,06 metros de altura (incluídas as nadadeiras) e pesava 150 quilos -- metade do estimado pelos pescadores que o encontraram.
"Não empalharemos o peixe [para exposição]. Estamos coletando material biológico, pois há poucas informações sobre o peixe-lua. Como está sendo cortado para a retirada do estômago e de outros materiais para pesquisa, ele será descartado", explica a bióloga.
Nenhum dos exemplares vistos na Baixada é dos maiores já observados. O maior exemplar já catalogado tinha 3,3 metros de comprimento e pesava 2,3 toneladas -- 15 vezes mais que o peixe achado em Praia Grande e até 46 vezes o peso do de Bertioga, calculado entre 50 e 80 quilos (não houve medição).
Os peixes-lua vivem em águas profundas, a aproximadamente 200 quilômetros a costa, e alimentam-se de outros peixes, moluscos, crustáceos e estrelas-do-mar.